Durante os últimos tempos, tem renascido na Europa, a discriminação em relação às minorias étnicas, com o argumento nacionalista, isto é, um país, para os nossos. Os casos mais mediáticos, são sem dúvida a França de Sarkozy e a Itália de Silvio Berlusconi. Estes dois líderes, querem passar a imagem para o mundo, que os imigrantes pertencentes às minorias étnicas, são uma praga dentro da sua sociedade, a qual governam. Estes acontecimentos faz-me recordar o famoso lema, Liberté, Egualité, Fraternité, que surgiu com a esplêndida Revolução Francesa, da autoria de Jean-Jacques Rousseau. Perante isto, eu interrogo-me. Onde está a liberdade de livre circulação de pessoas pela Europa? Onde está a igualdade de tratamento dos imigrantes? Onde está a fraternidade do país que os acolhe? Estes direitos não estão consagrados nos Art 1º-A, Art 2º- nº2, Art 21 º do Tratado de Lisboa? A Bulgária e a Roménia não são Estados-Membros da União Europeia? Estes dois xenófobos, tem que ser rapidamente expulsos da politica, não queremos ter um novo Mussolini em Itália, nem um imprevisto Le Pen à frente da França.
Quem quiser pode consultar Tratado de Lisboa, aqui
Não contestando o renascer de uma onda nacionalista, xenofoba na europa e muito menos que Romenia e Bulgaria se tratam de estados de pleno direito dentro da UE acho que te tens de perguntar outra coisa:
ResponderEliminar1) Quais os beneficios deste alargamento desmesurado da UE para a velha Europa?
2) Será Sarkozy um Le Pen assim tão inesperado? Procura medidas do Sarkozy enquanto ministro do interior Francês
3) Porquê da nao adesão da Turquia? Porquê do medo europeu ao gigante turco? Membro imprescindivel da NATO e com grande poder dentro da mesma
4) A Europa sempre viveu em busca do império dos 1000 anos e de uma "pax romana" total europeia desde o tempo dos mesmo e sempre esbarrou num nacionalismo exarcebado nem sempre por parte da velha Europa mas nomeadamente na europa alargada. A ideia dos estados unidos da Europa está apesar de cada vez mais perto mais longe ou não?
Miguel, vou deixar a minha opinião sobre o assunto.
ResponderEliminarEm primeiro lugar, Sarkozy estigmatizou os imigrantes por serem ciganos. Enquanto ministro interior, Sarkozy defendeu uma política comum de imigração, para evitar a imigrantes ilegais em massa pela Europa. O que Sarkozy faz é escorraçar minorias, porque julga-os como uma ameaça à sociedad francesa. Quanto à questão do alargamento, a União Europeia procura através dele, fortalecer a sua posição nas questões mundiais, como o comércio, a segurança e a politica externa. Já quanto à questão da adesão da Turquia, esta tem dois reversos da moeda. Primeiro, a aceitação por parte da União Europeia, permitiria a integração de uma pais muçulmano no espaço europeu, alargamento do espaço europeu até à Ásia Menor, e consequentemente a formação de uma aliança de civilizações na luta contra o radicalismo islâmico. Por outro lado, a não aceitação da Turquia, significará de forma implícita a concordância com “o choque de civilizações” por parte da União Europeia. Os Romanos conseguiram construir um grande império pela força, e também porque concederam direitos aos povos súbditos ao poder de Roma, de maneira a que estes não se revoltassem. A Europa tentará fazer o mesmo, pela via diplomata numa fase inicial, e posteriormente através da Europeização de todos povos pertencentes aos Estados-Membros da União Europeia. Resta saber se esta Europeização conseguirá vingar, tendo em conta a diversidade cultural existente na União Europeia
Cumprimentos
os ciganos rua com eles e em Portugal a mesma coisa, se não cumprem com as regras de cada país so ha uma solução, expulsão do país.
ResponderEliminarPorque eles tem a cultura de roubar enganar o proximo. em italia e frança vendem as filhas entre ciganos e poem nas a roubar. como é possivel defender a permanencia deste tipo de pessoas em cada país??? ou são doidos ou comunistas para defender tal coisa
Caro anónimo,
ResponderEliminarA questão é que os ciganos estão a ser expulsos só por serem ciganos, e não por cometerem crimes. Está falar que os ciganos vendem as filhas. Então e os portugueses que violam os seus próprios filhos? Vai dizer que todos os portugueses são violadores?Não, pois não!Crimes todos cometem, europeus, americanos, africanos, ciganos, estigmatizar só por ser de etnia cigana, não! Se cometem algum crime, então acho que devem ser expulsos, regra essa que deve ser aplicado a todos imigrantes sem excepção.
Cumprimentos