quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Propostas dos líderes politicos para resolver a crise económica.

■ 1. Um fundo de emergência ou de emergência concebido para ajudar os países da zona do euro , cujo soberano da dívida está exposta a ataques especulativos , para que eles possam enfrentar - e , se necessário, evitar o default. Este fundo é com base no artigo 122º do novo Tratado de Lisboa , que fornece ajuda em casos excepcionais. Este " Mecanismo de estabilidade " 2 de março proposto pelo Partido Socialista Europeu (PES) poderia ser "Dirigido " pelo Banco Europeu de Investimento (BEI ), conforme proposto pelo seu Presidente, Poul Nyrup Rasmussen, ex- primeiro-ministro dinamarquês . Em discussão aberta.

■ 2 . A FME. fundos de emergência versão mais ambicioso e de longo prazo , seria o equivalente europeu do FMI. Ex-funcionários do FMI são a favor , dizendo que a Europa tem de resolver seus próprios problemas. Por outro lado , acreditam que esse órgão seria caro e deve dobrar os órgãos existentes. O grande impulso político foi dado por Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão , e da contrapartida de todas as sanções e restrições que esvaziada de sua substância a ideia original. Em discussão aberta.

■ 3. A Fazenda Europeia. O primeiro-ministro belga Yves Leterme , reviveu a idéia de "Criar um tesouro comum para a zona euro ou uma dívida Europeia ( AED ). Vindo para substituir a dívida nacional , que lhes daria uma dimensão comum e criar um mercado mais amplo, capaz de financiar as estruturas necessárias e desenvolver uma política fiscal anticíclica.

■ 4. Uma equipa do órgão público. As agências de rating têm dado sua bênção a um banco falido. Conseqüência, os estados não conseguem  proteger as vítimas de seu fanatismo. Os ministros das Finanças europeus pedem a criação de uma equipa de funcionários do órgão público , uma vez que"Um banco central é mais capaz de julgar a situação económica de um país que três homens sentados em um escritório em Nova York, disse Ewald Nowotny, ex-governador do Banco Central da Áustria. Em discussão.

■ 5. Hedge Funds regular. Escapando todo o controle, Os fundos de hedge Brew 2000000000000 € na Europa , metade dos movimentos de capitais. A Comissão Europeia elaborou uma directiva em Abril de 2009, para regulamentá-las.

■ 6. A supervisão financeira . Em Maio passado, Bruxelas lançou um sistema comum de supervisão financeira , a fim de evitar os riscos que os bancos estão expostos. Este sistema terá três micro supervisão bancária ( de seguros e mercados) , liderado pelo Sistema Europeu de Supervisores Financeiros . Este sistema, também possuí um Conselho Europeu de Risco Sistémico ( CERS ), competente ao nível macro, para permitir a detecção atempada da formação de bolhas de ativos. Este projecto encontra-se parado no Parlamento, que não considera grave. Decisão iminente , no entanto.

■ 7. Taxa Tobin. No Verão passado , Lord Turner, presidente da Financial Services Authority ( FSA) , o regulador financeiro britânico , assumiu a idéia do Prémio Nobel James Tobin , que tinha proposto em 1970 para levar uma pequena percentagem em todas as transações financeiras internacionais. Este imposto poderia estabilizar o sistema financeiro , evitar a especulação e / ou que lidar com situações de emergência global ( catástrofes naturais, pobreza). Gordon Brown e outros líderes foram a favor, o G20 comprometeu-se a estudar a sua viabilidade. Ainda em fase de planejamento.

in " El Pais"

Sem comentários:

Enviar um comentário