quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cuba e as Greves de fome.

 Nos últimos meses, Cuba tem sido noticia pelos casos de greve de fome, primeiro protagonizado, por Zapata e agora por Fariñas. Em relação a este assunto, penso que tem havido muito aproveitamento, por parte dos media e também de alguns governos, que tentam pregoar o moralismo, em relação aos direitos humanos, quando tem situações muito piores no seu território por resolver(Guantánamo, por exemplo). Penso igualmente que tem havido muita deturpação em relação a este assunto, pelas seguintes razões. 1- Zapata nem sequer era prisioneiro politico, não consta nos relatórios da ONU. 2 - foi preso por delito e por agressões a um vizinho com um machado. 3- a sua pena foi ampliada, por conduta agressiva na prisão. 4- Foi assistido artificialmente pelos médicos cubanos na tentativa de salvá-lo, não foi abandonado, como se diz por ai. 5- Se o governo cubano ceder, a moda pega, aliás já está a pegar, com o caso Fariñas, podendo levar à queda do regime comunista. Por último deixo-vos uma interrogação, se um americano, iniciasse uma greve de fome, para libertar  os prisioneiros de Guantánamo, encarcerados sem provas, naquele naco de território cubano,  acham que o governo americano cederia?

2 comentários:

  1. A culpa é dos médias, nunca do governo cubano, que atropela os direitos humanos.
    Cuba é a vergonha do marxismo leninismo, se isso alguma vez existiu em Cuba, acho que o Fidel optou por aqueles que lhe deram guarida. URSS.

    ResponderEliminar
  2. Os media manipulam as nossas mentes, contudo penso que existe violação aos direitos humanos, por diversas razões.Mas também é importante realçar, o Bloqueio económico imposto pelos EUA desde 1962, que em muito contribui para agravamento das condições de vida em Cuba e o aumento das tensão sociais.

    Na minha óptica, Cuba teve um excelente desenvolvimento do Capital Humano desde 1959 até aos dias de hoje, o mesmo não se pode dizer em termos materiais, no qual Cuba ainda se encontra subdesenvolvido. Sem o Bloqueio Económico, Cuba tem pernas para Evoluir materialmente

    ResponderEliminar