Salvador Puig Antich, foi um anarquista catalão, a quem o regime franquista, ceifou a vida aos 25 anos de idade, de um forma cobarde, horrível, e sem misericórdia, sendo executado com um Garrote civil ¹ , depois de o tribunal militar, ter o considerado culpado da morte de um guarda civil em Barcelona. Como tantos jovens da sua idade, Salvador, impulsionado pelo espirito do Maio de 1968, pela falta de liberdade de expressão em Espanha, e pela emancipação da classe trabalhadora, revoltou-se contra, o regime despótico do General Franco, pagando nefastamente com a sua própria, esse afrontamento ao regime franquista. A sua vida está retrada, no livro de Francesc Escribano, intitulado "Cuenta atrás. La historia de Salvador Puig Antich", o qual deu origem a um filme, realizado por Manuel Huerga, com o mesmo nome do anarquista catalão. ¹Garrote vil é uma peça, utilizada como instrumento de tortura, que provocava a morte lentamente, à medida que se vai apertando. O garrote era aplicado no pescoço da vítima, mantida imóvel amarrada a uma cadeira. Era frequemente utilizado em Espanha, onde a sua prática foi legal entre 1820 e 1978, altura em que foi abolida a pena de morte em Espanha.
Em baixo um exemplo de garrote vil.

Em que ano morreu este sr.?
ResponderEliminarNão é só os governos fascistas de direita que torturam pessoas...também os há(hoje em dia) regimes de esquerda libertadora,revolucionaria, socialista..etc etc, que chacinam os seus opositores, de "forma cobarde, horrível, e sem misericórdia(...)"
Cmptrs
Claro que existem, mas também não referi que só os governos fascistas de direita é que torturam pessoas!Por isso não tou a ver o sentido da sua resposta! Tenho tentado denunciar todo e qualquer tipo de violação dos Direitos Humanos.
ResponderEliminarEste activista morreu em 1974.
Xano El activista.
ResponderEliminaro-campino.blogspot.com
Sim, já vi o seu blog!
ResponderEliminarCumprimentos