No Norte do México, há mais de um milhão de mexicanos que trabalham em mais de 3.000 maquiladoras, que produzem e exportam peças e produtos, do Norte do México para os Estados Unidos, através sobreexploração de mão-de-obra barata, aproveitando ainda, a inexistência de barreiras comerciais, devido ao Acordo de Livre Comércio Norte-Americano ( NAFTA), entre México e EUA, tornando-se um negócio rentável para as multinacionais americanas, que assim conseguem maximizar os seus lucros, à custa da exploração dos trabalhadores, com baixa qualificação.O que são Maquiladoras?
As maquiladoras surgiram no Norte do México na década de 60, na proximidade da fronteira com os E.U.A. No início e finais da década de 90, havia aproximadamente 2.000 maquiladoras, que empregava cerca de 500.000 trabalhadores. Em poucos anos, o número de maquiladoras e o número de trabalhadores duplicou. A maioria destes trabalhadores, é obrigado a viver em favelas, sem electricidade e sem água potável, próximas das fábricas. As maquiladoras produzem principalmente, equipamentos electrónicos, vestuário, plásticos, móveis, electrodomésticos, automóveis e peças, sendo, que 80% desta produção, é posteriormente, transferida para os Estados Unidos a baixos custos de produção. Por esta razão, as multinacionais americanas, que detêm as maquiladoras vêm aumentando o seu capital humano. A maioria deste capital humano, tem baixa escolaridade, que desconhecem a existência de sindicatos (só é permitido um sindicato oficial, que é o do governo), e onde são submetidos, a cargas horárias de trabalho, que chega, até às 75 horas por semana. Estas maquiladoras, são em grande parte, responsáveis pelo aumento significativo da poluição industrial e dos danos ambientais na região Norte do México. A forte concorrência da China, tem enfraquecido, nos últimos anos, as maquiladoras, devido à sua abundância de mão-de-obra barata.
Olha Xano aqui está o meu post sobre o Banksy, ja é velhinho de Agosto de 2007, mas acho que esta bem elaborado e continua actual se quiseres dá lá uma espreitadela :)
ResponderEliminarhttp://peace_terrorists.blogs.sapo.pt/1508.html
Abraços Tino